Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville

Sala de Imprensa

Encerramento da negociação de CCT 2016/2017

As negociações do convenção coletiva para o período 2016-2017 foram encerradas.

Atualizado em 11/11/2016 10h49

Dentre os vários pleitos de ambas as partes, tínhamos como principal reivindicação da classe empresarial a flexibilização da obrigação de contratação de planos de saúde para os empregados da categoria, com a permissão de se incluir nos contratos a coparticipação destes no custeio de consultas e procedimentos. Tal pleito era de suma importância, tendo em visto que o alto custo dos planos sem coparticipação, que normalmente tem uma sinistralidade além do aceitável, está tornando inviável a renovação dos contratos. Planos sem a coparticipação dos funcionários – mecanismo que controla a sinistralidade – tem sofrido reajustes muito acima da inflação, chegando, em alguns casos, à 35% de aumento. Todo este cenário tem colocado as empresas da categoria em uma situação difícil e algumas estão se vendo obrigadas a cortar postos de trabalho para manter o plano de saúde dos demais.

Ainda que todo este cenário tenha sido exaustivamente explicado e demonstrado para os negociadores do sindicato laboral (Sindipd), a categoria rejeitou nosso pleito, preferindo obter uma recomposição abaixo da inflação do período à flexibilizar o plano de saúde, custeando uma ínfima parte das despesas com sua própria saúde. A atitude intransigente e em descompasso com a realidade econômica brasileira do Sindicato Laboral implicará, certamente, em novas demissões . Para os que mantiverem seus empregos, a recomposição será de 7.32%, ou seja, de 80% do INPC acumulado no período.

Desta forma, o SEPIJ comunica que os salários nominais do mês de Outubro/2016, a serem pagos até o 5º dia útil do mês de novembro/2016, de todos os Empregados admitidos até 30/09/2016 serão corrigidos, proporcionalmente à data de admissão do Empregado, mediante a aplicação do percentual de 7,32% (sete virgula trinta e dois por cento).

Voltar para
página anterior